Título
Disco Elysium: Desprogramando Repertórios na Fronteira Jogo-Literatura
Autor
André Pithon
Tipo de produção
Data de publicação
2025
Descrição
O trabalho de conclusão de curso aqui apresentado propõe uma análise do jogo digital e hipertextual Disco Elysium (2021), desenvolvido pela ZA/UM e projetado por Robert Kurvitz, com o objetivo de refletir sobre sua condição como obra de arte inespecífica, conforme definido por Florencia Garramuño (2014), situada em uma localização interespacial na fronteira dos sistemas jogos e literário. Para tanto, parte-se da Teoria dos Polissistemas proposta por Itamar Even-Zohar (1990), mobilizando-a como base teórica e metodológica, a fim de compreender os mecanismos através dos quais aspectos da estrutura narrativa da obra subvertem as expectativas construídas pelo repertório de jogos eletrônicos, resultando no efeito que Arlindo Machado (2007) chama de “desprogramação da técnica”. Além disso, foi observado o papel que Disco Elysium (2021) desempenha em seus sistemas, bem como a forma como a obra revela indícios sobre relações mercadológicas, processo de desenvolvimento e de interferência de repertório.
Como citar
PITHON, André. Disco Elysium: Desprogramando repertórios na fronteira jogo-literatura. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024.
Title
Disco Elysium: Desprogramando Repertórios na Fronteira Jogo-Literatura