Pesquisa principal do Observatório – todos os projetos de pesquisa relacionam-se com esse projeto:
REPOSITÓRIO DA LITERATURA DIGITAL BRASILEIRA – Edital Universal do CNPq (Processo n. 405609/2018-3. Vigência 02/2019 a 02/2022). Coord. Profa. Dra. Rejane C. Rocha
A emergência e a popularização das mídias digitais têm possibilitado o surgimento de produções literárias em consonância com as potencialidades dos novos meios e que exigem uma abordagem teórico-analítica atenta às especificidades de uma poética também emergente, aos novos espaços de inscrição, de circulação e de leitura do literário, aos paradigmas de legitimação e de valoração da literatura, construídos e consolidados às expensas da textualidade impressa. Em atenção a esse contexto, este projeto tem como objetivo a construção de um repositório da literatura digital em língua portuguesa, primeira etapa de um projeto que prevê a construção de um observatório da literatura digital em língua portuguesa. Seus principais objetivos são: i) mapear, organizar e disponibilizar, em um repositório online de acesso gratuito, as obras literárias digitais em língua portuguesa, bem como informações sobre seus autores e recensões críticas – informações essas atualmente dispersas em diferentes plataformas e locais; ii) armazenar as obras, preservando-as, tanto quanto possível, da obsolescência dos softwares, o que possibilitará iii) a documentação de uma produção literária nascente e iv) subsidiará outros projetos acerca da produção, da leitura, da circulação da literatura no contexto digital. Este projeto é subvencionado por recursos advindos do Edital Universal do CNPq, 2019-2022 (processo n. 405609/2018-3).
ESPECIFICIDADES DA LITERATURA DIGITAL: UMA PÓETICA DA HIPERTEXTUALIDADE, Flavio Vilela Komatsu (Mestrado em Estudos de Literatura/UFSCar). Execução: 2019-2021 (CAPES)
A consolidação da cultura digital convergiu ao seu meio as precedentes formas de comunicação e arte. Inscrita num suporte diverso do livro, a literatura já não é a mesma, encontrando novas formas para se expressar. Sendo a hipertextualidade a principal característica desse novo meio, o leitor ganha um novo papel, invocado também a encenar a narrativa. Suas ações, singularizando seu percurso de leitura, rompem com a uniformidade do texto, implicando numa nova relação com este. Nossa hipótese é a de que a “constelação de traços” identificados por Reinaldo Laddaga como concernentes à literatura – “alta densidade semântica, grande complexidade formal, capacidade interruptiva, potência reveladora ou crítica” – encontra-se, na literatura digital, sob uma nova poética. Com o objetivo de testar essa hipótese, selecionamos então três objetos pertencentes à literatura digital brasileira – As doze cores do vermelho, De onde vieram os homens com quem dormi, OWNED – Um novo jogador -, buscando compreender as singularidades desses objetos nos usos diversos do hipertexto e em como desenvolvem os traços característicos do que é reconhecido como literário por meio de outros parâmetros. Para isso, confrontaremos esses traços com as balizas oferecidas por Janet Murray – “imersão”, “agência” e “transformação” –, e faremos usos dos conceitos trazidos por Espen J. Aarseth em suas respectivas reflexões sobre a arte e a literatura no meio digital.
LEITURA EM TELA: RESSIGNIFICAÇÃO DO AUTOR NA LITERATURA DIGITAL (Laura Nogueira Pacheco, Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários, UNESP/Ar.). Execução: 2018-2020 (CNPq).
Com o desenvolvimento das novas tecnologias de comunicação, o mundo tem se transformado e a cultura adquirido diversas nuances. A respeito das produções literárias no meio digital, muito se especula sobre o possível desaparecimento do livro, bem como as implicações advindas a partir desse novo suporte. Frente às novas possibilidades de se produzir literatura na contemporaneidade, o presente projeto tem como objetivo investigar de que modo a figura do autor tem se modificado no contexto digital e mapear os processos de concepção dialógicas presentes na relação entre autor e leitor. Para esta análise, serão utilizados os estudos sobre Cibercultura, LÉVY (1999), as contribuições acerca da Literatura Eletrônica, HAYLESS (2009), as questões explanadas por CANCLINI (2003) sobre as produções artísticas na contemporaneidade e, também, as ideias de NUMBERG (1993) sobre produções digitais. A fim de refletir sobre autor/autoria, as proposições acerca da figura do autor desenvolvidas por BARTHES (2004), FOUCAULT (2009) e CHARTIER (2014) serão de grande importância para basilar as discussões que se pretende estabelecer em torno da figura do autor. Dessa forma, foi selecionado como objeto de estudo um romance brasileiro, Os Anjos de Badaró (2000), de Mário Prata, escrito inteiramente online e acompanhado por milhares de internautas. Além desta obra, três outros objetos surgiram como consequência do primeiro: uma coletânea de crônicas escrita pelos leitores que acompanharam a produção do romance online, As crônicas dos Anjos de Prata, um livro de depoimentos daqueles que participaram desse processo de escrita e um site de crônicas. Ao longo do desenvolvimento da pesquisa, nos pareceu importante observar como os meios de circulação e os suportes de inscrição alteram e, porque não, determinam o espírito da obra. As questões colocadas por DEBRAY (1993) ajudarão a compreender mais esse aspecto, bem como aquelas colocadas por RANCIÈRE (2008) e ZUMTHOR (1989). Além da análise bibliográfica, o projeto prevê um levantamento dos vestígios deixados pela produção dessa obra e, a partir deles, tentar compreender de que modo um novo suporte de inscrição, no caso, um site, altera as condições de produção, questiona entidades, como é o caso da figura do autor e do leitor e, porque não, reflete no resultado final da obra. O recorte que aqui é dado mostra-se inovador, uma vez que a própria temática das produções literárias em rede é um campo pouco explorado (se comparado às outras áreas) e o romance escolhido também foi pouco investigado.
REVISTA TEXTO DIGITAL: UM ESPAÇO PARA A EMERGENTE LITERATURA DIGITAL BRASILEIRA, Nair Renata Amâncio (Mestrado em Estudos de Literatura, UFSCar). eXECUÇÃO: 2019-2021 (CAPES)
A Revista Texto Digital é um periódico de publicação semestral – mantido pelo NUPILL (Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Linguística) e sediado na Universidade Federal de Santa Catarina – que se dedica às discussões quanto às relações entre arte e informática desde a sua criação, em 2004. Além de artigos e ensaios de cunho teórico-crítico a respeito dos temas abarcados pelo seu escopo, a revista publica também “criações digitais” desde 2006. Por meio da descrição e análise da revista – textos teórico-críticos, produções artísticas e entrevistas com criadores brasileiros – objetivamos compreender o modo como a literatura digital vem se configurando no contexto brasileiro, bem como entender a perspectiva que a Texto Digital emprega ao publicar, veicular, divulgar e armazenar os “objetos dos novos meios” (MANOVICH, 2005) no paradigma da “intermidialidade” (CLÜVER, 2006) e, em consonância com a sua divulgação científica. Para tanto, será necessário o estudo e a mobilização das caracterizações propostas por Gainza (2016) e Rocha (2014) acerca das especificidades da literatura digital. Propomos, portanto, uma via de análise na qual estudaremos a revista Texto Digital buscando obter da articulação entre as seções (artigos, entrevistas e criações) as concepções de literatura digital trazidas por essa revista. Não deixaremos de considerar as discussões referentes à construção de uma metalinguagem poética sobre a literatura digital, propostas por: Murray (2003), Hayles (2009), Flores (2018) e Aarseth (1997). Ressaltamos que essas reflexões se inserem no contexto das discussões fomentadas pelo projeto Repositório da Literatura Digital Brasileira, (CNPq – 405609/2018-3) e inseridas nas discussões do Grupo de Pesquisa CNPq Literatura e Tempo Presente.
TEXTO LITERÁRIO, MATERIALIDADE E (DES)LEGITIMAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE REPOSITÓRIOS DE LITERATURA DIGITAL (Natália Cristina Estevão, Doutorado em Estudos de Literatura, UFSCar). Execução: 2019-2023 (CAPES)
Este projeto de pesquisa tem como centro a discussão das materialidades que o texto pode assumir no período contemporâneo, marcado pela cultura digital. Compreendemos que a noção de materialidade de uma obra não se restringe ao substrato material de criação e circulação do literário. Sublinhamos que além de remeter à corporificação física de um objeto, o conceito de materialidade também pode abarcar uma sucessão de elementos que engendram mecanismos de inscrição, circulação, mediação e consumo da literatura que configuram as condições de funcionamento das práticas e dos protocolos pelos quais os textos literários são criados, circulados e lidos em determinados períodos sócio – históricos. Frente a essas observações, delimitamos como nosso corpus de análise repositórios de literatura digital que têm sido elaborados desde o final da década de 90, são eles ELO, sediado na Universidade estadual de Washington; Ciberia Project, sediado na Universidade Complutense de Madrid e o Repositório da Literatura Brasileira Digital, em processo de construção pela Universidade Federal de São Carlos. Nosso objetivo é desenvolver um estudo acerca dos mecanismos de funcionamento de cada repositório, à medida que acompanhamos, documentando o processo de constituição do repositório brasileiro, descrevendo (CANCLINI, 2016a) as complexidades de se construir e manter um espaço dedicado ao armazenamento e disseminação da literatura exclusivamente digital. Ao estar inscrito em meio digital, uma série de categorias de análise, como a integridade e estabilidade do texto e do autor, leitor e a compreensão de obra literária, depreendidas pela teoria literária, em contexto anterior, de cultura impressa, são postas em xeque. Sendo assim, a partir da análise dos objetos selecionados, pretendemos compreender, em um nível mais amplo, se existem especificidades da literatura digital que está sendo produzida atualmente no Brasil. E se essas especificidades, de fato, existirem, em que medida o suporte material em que elas estão inscritas e o meio de circulação pela qual elas são veiculadas, influenciam no movimento de (des) valoração e (des) legitimação dessa literatura.
LITERATURA DIGITAL BRASILEIRA: REMIDIAÇÃO E ESPECIFICIDADES(Taciana Gava Menezes, Graduação em Letras/UFSCAR). Execução: 2019-2020 (CNPq)
O objetivo deste trabalho é analisar o processo de transposição de poemas impressos para o meio digital, realizado pelo poeta concretista Augusto de Campos, e compreender as alterações estéticas daí recorrentes à luz do conceito de Remidiação. Pressupõe-se que estas alterações estéticas são significativas para a produção atual de literatura digital no Brasil, pois a grande incidência de poemas digitais atualmente, pode ter sido influenciada por este movimento, que desde os anos 50 realizava experimentações com o meio, resultando em obras com o potencial de transcender o suporte do papel impresso. Finalmente, quando surge o contexto digital, estas potencialidades são realizáveis. Dessa maneira, pretende-se entender quais são as potencialidades ligadas à passagem da poesia concreta impressa para o contexto digital, realizada pelo poeta Augusto de Campos, que atualmente está realizando este processo de transposição e releitura de seus poemas para os dispositivos digitais.
LITERATURA DIGITAL BRASILEIRA: CARTOGRAFIA DA PRODUÇÃO CRÍTICA (Gabriela Goulart Gritti, Graduação em Letras/UFSCar). Execução 2019-2020 (CNPq)
O objetivo deste projeto de Iniciação Científica é mapear e analisar a produção crítica (artigos, resenhas e ensaios publicados em periódicos nacionais de acesso aberto e de autoria de pesquisadores brasileiros) a respeito da Literatura Digital Brasileira. O recorte da produção que constituirá o corpus da pesquisa se dará a partir das obras literárias mapeadas pelo projeto CNPq 405609/2018-3 “Repositório da Literatura Digital Brasileira”, sendo selecionados os textos críticos a respeito dessas obras, especificamente. Espera-se, com o desenvolvimento do projeto, que a pesquisadora iniciante conheça a literatura digital brasileira, conheça os estudos teórico-críticos sobre ela e seja capaz de refletir acerca dessa produção crítica, evidenciando suas principais linhas de abordagem e de referencial teórico. As discussões deste projeto que ora se propõe se coadunam às atividades do referido projeto CNPq e com ele contribuirá na medida em que a produção crítica mapeada será incluída e disponibilizada para acesso no Repositório que está em construção.
DA FIC AO LIVRO: APROXIMAÇÕES ENTRE FANDOM, LITERATURA DIGITAL E MERCADO EDITORIAL (Ingrid Lara de Araújo Utzig, Doutorado em Estudos Literários, UNESP). Execução 2018-2022 (CAPES)
A fanfiction A Lenda de Fausto, da autora Samila Lages, foi transformada em romance pela Editora Multifoco em 2011. A partir das considerações de Henry Jenkins, Pierre Lévy, Anne Jamison, Néstor Canclini, Régis Debray, Giselle Beiguelman e outros teóricos, será discutida a mobilidade da obra de Samila, cuja flutuação ocorreu entre quatro plataformas: o Nyah!, especializado na publicação de fanfictions; o zine distribuído corpo a corpo em eventos de anime; o blog da produtora e o livro físico. Tenciona-se compreender os trajetos que precederam a culminância da publicação, perpassando processos de criação, produção, reprodução, circulação, recepção, difusão e editoração d’A Lenda de Fausto para diagnosticar (im)possibilidades estéticas específicas proporcionadas pelo meio digital, uma vez que a fic explora algumas potencialidades da interface do Nyah!. Pretende-se observar a(s) poética(s) da construção desse objeto e como Samila se apropria de diferentes estratégias a fim de estabelecer-se enquanto escritora (re)conhecida dentro e fora do microcosmo otaku. Os objetivos do trabalho se concentram em investigar se o(s) fandom(s), comunidade(s) virtual(is) organizada(s) na ressignificação do conteúdo das franquias e da indústria cultural, com regras reunida(s) em torno de uma recepção não-passiva, em um modelo de consumo produtivo, constituem-se como sistema de cultura. Para debater essas dinâmicas, utilizar-se-á a teoria dos polissistemas, de Even-Zohar (2017). Desenha-se como segundo objetivo propor que A Lenda de Fausto, em sua materialidade disposta no Nyah!, estabelece-se como literatura digital, apesar de não ser uma premissa comum ao gênero fanfiction, e como a prática empreendida na plataforma foi descontinuada e até mesmo apagada do contexto exordial na transição para mídiuns ulteriores. O terceiro objetivo é notar como os fatores literários do fandom agregaram Samila ao cenário literário por meio da transição ao mercado editorial impresso, o que gerou uma metamorfose de status – de produtora de fics a autora –. Por fim, intenta-se entender como se dá essa dupla existência de Samila, em ambientes com funcionamentos distintos, assumindo que A Lenda de Fausto abrangeu muito mais processos e mídiuns além da versão impressa e a frequente publicação de fics como romances esbarra na perda do happening que envolve essas performances ocorridas nas comunidades fã.
CARTOGRAFIA CRÍTICA DA LITERATURA DIGITAL BRASILEIRA: TESES E DISSERTAÇÕES (Carla Agnes Nunes da Silva, Graduação em Letras/UFSCar). Execução 2020-2021 (ICTSR-UFSCar
O objetivo deste projeto de Iniciação Científica é mapear e analisar a produção crítica publicada em teses e dissertações, produzidas no âmbito do Sistema Nacional de Pós-Graduação Brasileiro, a respeito da Literatura Digital Brasileira. O recorte da produção que constituirá o corpus da pesquisa se dará a partir das obras literárias mapeadas pelo projeto CNPq 405609/2018-3 “Repositório da Literatura Digital Brasileira”, sendo selecionados os resultados de pesquisa a respeito dessas obras, especificamente. Espera-se, com o desenvolvimento do projeto, que a pesquisadora iniciante estabeleça um conhecimento da literatura digital brasileira, conheça os estudos teórico-críticos sobre ela e tenha condições de desenvolver uma reflexão acerca dessa produção teórico-crítica, evidenciando suas principais linhas de abordagem e de referencial teórico. As discussões deste projeto que ora se propõe se coadunam às atividades do referido projeto CNPq e com ele contribuirão na medida em que a produção crítica mapeada será incluída e disponibilizada para acesso no Repositório que está em construção. Espera-se que os resultados da pesquisa agreguem-se àqueles já desenvolvidos pelo projeto (IC/SR) “Literatura Digital Brasileira: Cartografia da Produção Crítica”, que mapeou, reuniu e analisou a produção crítica disponível em periódicos nacionais.
MAPEAMENTO DA LITERATURA DIGITAL BRASILEIRA: ETAPA 3 (Laís Brandão Gandolfi, Graduação em Letras/UFSCar). Execução 2020-2021 (ICTSR-UFSCar)
Este projeto de Iniciação Científica insere-se nas atividades e reflexões desenvolvidas no âmbito do Projeto CNPq 405609/2018-3 Repositório da Literatura Digital Brasileira, cuja vigência é de março de 2019 a março de 2022 e tem por objetivo o mapeamento de obras literárias digitais brasileiras, em língua portuguesa, que não estejam inseridas em antologia e repositórios e que ainda não tenham sido mapeadas nas fases anteriores do Projeto. Como resultado prevê-se, além da indexação das obras em ficha de mapeamento já desenvolvida e a sua disponibilização no site do Repositório, a análise dos principais traços dessa produção, mais recente do que a produção mapeada até o momento.
LITERATURA DIGITAL BRASILEIRA: PERSPECTIVA DOS CRIADORES (Giovanna Maria Zago Affonso, Graduação em Letras/UFSCar). Execução 2020-2021 (CNPq-UFSCar)
Este projeto de Iniciação Científica insere-se nos debates críticos a respeito das especificidades da literatura que se produz na contemporaneidade digital, que experimenta com os códigos informáticos e as mídias digitais e que ocupa uma posição muito peculiar no interior do sistema literário, dadas as suas particularidades técnicas e poéticas, seus espaços de inscrição e de circulação, seus modos de leitura e instâncias de legitimação. Este trabalho insere-se, também, no contexto das reflexões desenvolvidas pelo Projeto CNPq 405609/2018-3 “Repositório da Literatura Digital Brasileira” e pelas pesquisas a ele vinculadas que, desde abril de 2019, dedicam-se a mapear, indexar, estudar e construir uma plataforma apta a preservar e a disponibilizar a produção literária digital brasileira. Nosso objetivo se centra em documentar o processo de construção das obras literárias digitais, o que coloca problemas incontornáveis para a sua preservação, relacionados aos modos de acessibilidade das obras e à sua formalização material em tudo dependente de softwares. Pretende-se alcançar tal objetivo por meio da realização de entrevistas, com os seus criadores, que possam fazer emergir e discutir sobre os contornos técnicos e poéticos dessas produções. As entrevistas serão disponibilizadas no site que documenta o processo de desenvolvimento do Projeto Repositório, o Atlas da Literatura Digital Brasileira, e, posteriormente, na plataforma que abrigará o Repositório.
LITERATURA DIGITAL ALÉM DO CÓDIGO: A PRODUÇÃO LITERÁRIA NAS REDES SOCIAIS (João Pedro da Silva Oliveira, Graduação em Letras/UNIFAP) Execução 2020-2021 (ICTSR-UFSCar)
Este projeto de Iniciação Científica se insere no contexto das discussões realizadas pelo Projeto CNPq 405609/2018-3 “Repositório da Literatura Digital Brasileira”, e tem como objetivo mapear, descrever e disponibilizar em plataforma de acesso público e gratuito a produção literária digital brasileira que tem sido produzida a partir da popularização das redes sociais tais como Facebook, Twitter e Instagram. Espera-se, com o desenvolvimento do projeto, fazer emergir parte considerável da produção literária digital brasileira, esta que frequentemente não se insere nas reflexões e discussões a respeito da literatura digital. Acreditamos que o mapeamento e o estudo sistemático dessas obras poderá contribuir com a descrição e caracterização das especificidades da literatura digital no Brasil e em outros países considerados periféricos no desenvolvimento de softwares e tecnologias.
LITERATURA DIGITAL BRASILEIRA: UM ESTUDO DA REVISTA ARTÉRIA 8 (Esther da Cunha Soares, Graduação em Letras/UFSCar). Execução 2020-2021 (ICTSR-UFSCar)
Este projeto de pesquisa tem como objetivo a descrição e a análise das configurações tecno-poéticas das obras reunidas na Revista Artéria 8, publicada em 2003 e considerada um dos experimentos pioneiros da literatura digital, no Brasil. A pesquisa justifica-se pelo caráter pioneiro da publicação, que deve ser inserida no que, futuramente, se desenhará como uma história da literatura digital brasileira e, também, pelo iminente risco de inacessibilidade do material publicado, por causa da descontinuidade do Flash. A proposta de pesquisa insere-se nas reflexões desenvolvidas pelo Projeto CNPq 405609/2018-3 Repositório da Literatura Digital Brasileira, com ele compartilhando as reflexões teóricas, as soluções metodológicas e o resultados alcançados.
UM GLOSSÁRIO CRÍTICO PARA ESTUDOS SOBRE LITERATURA DIGITAL (João Roberto Antunes, Graduação em Letras/UFSCar) Execução 2020-2021 (CNPq/UFSCar)
O objetivo deste projeto de Iniciação Científica é mapear os principais termos e conceitos utilizados nos estudos críticos sobre a Literatura Digital para, a partir disso, estabelecer um Glossário de Termos que possa ser consultado pelos estudiosos da área, bem como possa municiar outras pesquisas sobre a Literatura Digital. O recorte dos termos que serão selecionados e, então, estabelecidos pelo Glossário se dará a partir das reflexões teóricas e críticas desenvolvidas pelo Projeto CNPq 405609/2018-3 “Repositório da Literatura Digital Brasileira” e pelos projetos a ele vinculados. Espera-se, com o desenvolvimento deste trabalho, que o pesquisador iniciante conheça a terminologia que, não obstante ainda muito instável, tem sido amplamente aceita pela comunidade científica e seja capaz de refletir a respeito do seu histórico de usos e, assim, estabelecê-la no formato de um Glossário de Termos Críticos a ser disponibilizado na plataforma online do Repositório.