Um estudo sobre arquivos de literatura digital: sistema literário e legitimação (nATÁLIA cRISTINA eSTEVÃO , doutorado em estudos literários / ufscar) Execução: 2019-2023 (CAPES)

Este projeto de pesquisa tem como centro a discussão das materialidades que o texto pode assumir no período contemporâneo, marcado pela cultura digital. Compreendemos que a noção de materialidade de uma obra não se restringe ao substrato material de criação e circulação do literário. Sublinhamos que além de remeter à corporificação física de um objeto, o conceito de materialidade também pode abarcar uma sucessão de elementos que engendram mecanismos de inscrição, circulação, mediação e consumo da literatura que configuram as condições de funcionamento das práticas e dos protocolos pelos quais os textos literários são criados, circulados e lidos em determinados períodos sócio – históricos. Frente a essas observações, delimitamos como nosso corpus de análise repositórios de literatura digital que têm sido elaborados desde o final da década de 90, são eles  ELO, sediado na Universidade estadual de Washington; Ciberia Project, sediado na Universidade Complutense de Madrid e o Repositório da Literatura Brasileira Digital, em processo de construção pela Universidade Federal de São Carlos. Nosso objetivo é desenvolver um estudo acerca dos mecanismos de funcionamento de cada repositório, à medida que acompanhamos, documentando o processo de constituição do repositório brasileiro, descrevendo (CANCLINI, 2016a) as complexidades de se construir e manter um espaço dedicado ao armazenamento e disseminação da literatura exclusivamente digital. Ao estar inscrito em meio digital, uma série de categorias de análise, como a integridade e estabilidade do texto e do autor, leitor e a compreensão de obra literária, depreendidas pela teoria literária, em contexto anterior, de cultura impressa, são postas em xeque.  Sendo assim, a partir da análise dos objetos selecionados, pretendemos compreender, em um nível mais amplo, se existem especificidades da literatura digital que está sendo produzida atualmente no Brasil. E se essas especificidades, de fato, existirem, em que medida o suporte material em que elas estão inscritas e o meio de circulação pela qual elas são veiculadas, influenciam no movimento de (des) valoração e (des) legitimação dessa literatura.