ESCRITAS EM MOVIMENTO: O ENTRECRUZAMENTO DE MEIOS NOS TEXTOS DE ISMAEL CANEPELLE ( NATÁLIA CRISTINA ESTEVÃO, Mestrado em estudos de literatura/ ufscar ) EXECUÇÃO 2015 – 2017 (FAPESP)

No desenvolvimento da história da inscrição dos textos literários, é possível observar que, no Ocidente, a partir da predominância da cultura letrada, o livro tem sido caracterizado como o principal meio de circulação da literatura. Essa apropriação se estabeleceu de modo profundo, uma vez que o livro se consolidou, cada vez mais, como a própria formalização da detenção do literário e da expressão da subjetividade (CHARTIER, 2007). Nesse sentido, a partir do momento em que as produções literárias começam a manifestar-se em outros meios no cenário contemporâneo de criações digitais, percebem-se reações de estranhamento e desvalorização das novas produções, justamente por se configurarem em materialidade diferente (ROCHA, 2014a). Tendo em vista essas considerações, delimitamos como corpus de pesquisa deste trabalho os textos do autor brasileiro Ismael Caneppele. Nossa pesquisa propõe uma leitura do romance Os famosos e os duendes da morte (2010) e do blog Ismael Pele de Cão (2011-2014), considerando as diferentes formalizações materiais que cada um desses textos apresenta. Isto é, observamos quais as características do texto inscrito em livro impresso e quais as especificidades do texto inscrito no blog, na internet. Em nossa análise, tomamos como pressuposto a relação inextricável entre o texto e sua materialidade, realizando as mediações necessárias no desenvolvimento do trabalho crítico. Com a finalidade de desenvolver tais proposições, observamos que um dos pontos centrais da discussão se funda na compreensão das especificidades das diferentes mídias abordadas, uma vez que cada uma estabelece um modo de funcionamento próprio em relação às outras. Por isso, nos embasamos na teoria da remidiação, proposta por Bolter e Grusin (1999), que problematiza a articulação entre as diferentes mídias, na medida em que postula que as novas mídias não superam ou substituem as anteriores, tratando-se mais de um movimento de coexistência entre elas, que reconfigura os seus significados. Em conjunção com a remidiação, com o objetivo de apreender os movimentos intertextuais propostos nos textos, nos valemos do conceito de reciclagem cultural (KLUSCINSKAS; MOSER, 2007), cuja constituição se baseia em uma revisão do conceito de estética a partir da reconsideração do paradigma “novidade, originalidade, autenticidade”, que no contexto atual se apoia cada vez mais na tríade “cópia, reciclagem e seriação”. A partir dessa análise, pudemos concluir que a noção de movimento, desenvolvida nesta pesquisa, funciona como uma técnica de escrita, assumindo papel fundamental na compreensão da relação intrínseca entre os textos e as materialidades dos trabalhos de Ismael Caneppele, de modo a evidenciar particularidades do projeto literário do autor. Ademais, em um sentido mais amplo, nossas observações nos auxiliam no entendimento de alguns aspectos da literatura contemporânea, de categorias literárias historicamente estabelecidas, como no caso de autor, leitor e obra, cujos valores foram cristalizados em contextos culturalmente diferentes, que procuramos discutir e avaliar de maneira modelar por meio dos trabalhos de Ismael Caneppele.